A avaliação do marcapasso é feita em consultório, não necessita de internação e não causa dor ou desconforto ao paciente.
No exame o paciente é deitado numa maca e um dispositivo é colocado sobre a região na qual está implantado o marcapasso. A partir daí, as informações do dispositivo são lidas por telemetria e o analisador realiza a leitura das informações registradas na memória interna do dispositivo.
Nessa avaliação são vistos: níveis de bateria, necessidade de reprogramação, identifica eventos arrítmicos e detecta o funcionamento adequado ou não do marcapasso. Esses dados são importantes para a programação e o funcionamento do equipamento. Ao final da avaliação, um relatório é impresso.
Normalmente, o equipamento é programado de acordo com o perfil do paciente, como a idade, o sexo, o estilo de vida e a doença que ocasionou a implantação do aparelho.
A primeira avaliação é realizada normalmente 30 dias após a cirurgia do implante. Dependendo do resultado, as avaliações seguintes são marcadas. Geralmente no primeiro ano do implante as avaliações são trimestrais e a partir do segundo ano são semestrais.
|